Existem algumas situações perigosas em que nenhum piloto quer se encontrar, independente de qual aeronave ele esteja voando. Vamos a essas condições:
1. Tesoura de vento
O cisalhamento do vento é uma mudança repentina na velocidade e/ou na direção do vento. Cisalhamento é um fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito quando as forças que agem sobre ele provocam um deslocamento em planos diferentes, mantendo o volume constante. Esse fenômeno é especialmente perigoso durante a decolagem e a aterrisagem, quando a velocidade do ar é lenta, e a aeronave está perto do solo.
2. Microbursts
Microbursts se formam a partir de correntes de ar associadas a uma tempestade. Essas correntes descendentes descem da tempestade e se dispersam lateralmente pelo chão. O perigo aqui é que as correntes podem descer a uma taxa muito mais rápida do que sua aeronave pode subir.
3. SLD
SLD (Supercooled Large Droplets ou gotas grandes super-resfriadas) são algumas das formas mais perigosas de condições de formação de gelo que você pode encontrar. Devido ao seu grande tamanho de gota, o gelo SLD pode sobrecarregar o sistema de degelo/antigelo de uma aeronave, fazendo com que a velocidade e o peso do estol aumentem rapidamente, e o desempenho diminua rapidamente.
4. Relâmpago
Um raio pode causar riscos a sua aeronave, mas, ainda mais, pode ser muito perturbador e desorientador quando você está voando à noite.
5. Cinza vulcânica
As cinzas vulcânicas são perigosas para motores de turbina ou motores alternativos. Pode derreter e aderir às peças móveis, causando uma falha catastrófica do motor.
Fonte e imagens: no link site Boldmethod
Imagem no link todosabordo