Aeroclube de Juiz de Fora comemora seus 82 anos junto com o aniversário de 170 anos de Juiz de Fora

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O Aeroclube de Juiz de Fora comemora seu aniversário neste domingo, dia 31 de maio, junto com o dia de comemoração também da cidade de Juiz de Fora. Esse ano, o Aeroclube completa 82 anos de história, e a cidade faz 170 anos.

Na década de 30, um grupo de admiradores de aviação da cidade de Juiz de Fora resolveu se reunir em busca da criação de um clube de fomento à aviação. No dia 26 de fevereiro de 1938, nos salões do Clube Juiz de Fora, os interessados se reuniram com a proposta conjunta de criar e dar vida à ideia do Aeroclube de Juiz de Fora.

  

Para oficializar aquela iniciativa tão importante, o grupo resolveu publicar um edital no jornal Diário Mercantil, convocando para o dia 5 de março daquele mesmo ano a primeira Assembleia Geral de constituição definitiva do Aeroclube de Juiz de Fora. E nos salões do Clube Juiz de Fora, a assembleia aprovou o Estatuto que deu vida jurídica ao novo aeroclube da cidade.

Após dois anos de organização e funcionamento, o Aeroclube de Juiz de Fora recebeu, com muita pompa, sua primeira aeronave da história: um Porter Field Americano – PPG-GAN – cedido pela Aeronáutica Civil, de fabricação estadunidense. Recebido com festas, o estreante levou ânimo para os dirigentes, atraindo ainda mais interessados para o voo. A aeronave voou até 1968.

Os primeiros passos foram dados rumo ao crescimento do Aeroclube que se seguiu vertiginoso nos próximos anos, caracterizando-se, sempre, como um dos aeroclubes de vanguarda do país, incluindo o recebimento de novas aeronaves com o passar dos anos.

Inicialmente, o Aeroclube de Juiz de Fora operou no Campo de Benfica, localizado onde há o Colégio Militar do Exército, no Bairro Nova Era, nos dias de hoje. Além da instrução aérea, a área também foi utilizada para pouso e abastecimento de aviões militares em treinamento.

 

Nos dias atuais, com uma frota de 18 aeronaves em seus dois hangares e uma infraestrutura totalmente reformada, a instituição, localizada no Aeroporto da Serrinha, só tem a comemorar a presença de alunos de diversos estados brasileiros, incluindo, inclusive, estrangeiros. Nesses 82 anos, mais de 12 mil aviadores passaram pelos ensinamentos oferecidos pelo Aeroclube JF que sempre contribuiu para a aviação civil dentro e fora do país.

 

Garanta logo sua vaga nos cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial Avião pelos números de Whatsapp da equipe de vendas. Telefones: (32) 99910-8001, 99135-8445, 98895-7390 e 99987-5198.

Texto: Flávia Cocate
Imagens: Internet (site Maria do Resguardo) e Leonardo Amorim

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe uma resposta

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

Slider