A equipe do Aeroclube de Juiz de Fora está oferecendo o novo curso de treinamento de recuperação “Upset Recovery”. O curso consiste em preparar o piloto para que ele tenha confiança ao se encontrar em alguma situação anormal com a aeronave. Dessa forma, ele estará preparado para condições de recuperação e retomada em segurança do voo controlado, reconhecendo situações de estol, além de ter conhecimento em prevenção e recuperação de parafusos.
Esse treinamento utiliza as informações adquiridas na acrobacia aérea para elevar a capacidade e a habilidade dos pilotos. Além de saber prevenir e sair de um parafuso, recuperar de uma atitude adversa, entender as características do estol em curva e, ainda, julgar melhor seus limites.

Para realizar o curso, é necessário aula prática de cinco horas de voo no avião RV-6 que compõe a frota de aeronaves do Aeroclube. O público-alvo do curso são pilotos em geral, com ou sem experiência. O treinamento prático engloba quatro horas totais, em seis voos de 40 minutos cada. O programa pode ser executado entre 4 e 6 dias (não é necessária a formação de turmas para dar início).
As matérias oferecidas no curso são as seguintes:
- Desorientação espacial
- Chandelle
- Oito Preguiçoso
- Curvas de grande
- Estóis (na reta, em curva, com/sem motor)
- Recuperação de atitudes anormais.
*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004.
Texto: Flávia Cocate
Fotos: Leandro Amorim