A profissão de piloto vem com o glamour do estilo de vida despojado, indo de um lugar ao outro no Brasil e no mundo, a rotina quebrada por voos distintos e muito mais. Mas você sabe como se tornar piloto de avião? Neste artigo, exploramos todos os passos para conseguir sua licença e desbravar os céus. Confira:
Como se tornar piloto de avião?
A carreira de piloto de avião é associada a um trabalho dinâmico, atravessando estados e países. Os profissionais nessa área por vezes são pegos falando sobre a satisfação em voar.
Contudo, chegar à posição de piloto envolve muito estudo e dedicação. Além das aulas práticas, que todos esperam, é necessário passar por testes teóricos, exames médicos e avaliações práticas.
Um ponto importante sobre a formação na Aviação Civil (seja privado ou comercial), é a exigência apenas do Ensino Médio completo.
Como tirar o CANAC
Para conseguir a primeira licença, PPA (Piloto Privado de Avião), e depois a PCA (Piloto Comercial de Avião (PCA), é necessário emitir um código com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chamado CANAC.
Independentemente do setor de atuação (mecânico, piloto, comissário ou outro profissional que trabalhe junto às aeronaves brasileiras), é necessário ter o CANAC para realizar a matrícula e começar as aulas.
Abaixo, um passo a passo breve sobre como emitir o código CANAC:
- Acesse www.anac.gov.br;
- Acesse o link “Serviços Online”;
- Selecione “Solicitar Licenças e Habilitações”;
- Aperte “Para acessar o SINTAC”;
- Selecione “Solicitar Código ANAC”;
- Preencha os dados e esteja atento à opção Escolaridade. É necessário segundo grau completo para realizar os cursos;
- Abra o e-mail automático enviado com o código da ANAC;
- Com a confirmação do cadastro no e-mail, entre no link http://sistemas.anac.gov.br/SACI/CadAeronauta/Identicacao.asp;
- Acesse a página e digite seus dados.
Curso de Piloto Privado
O primeiro passo para se tornar um piloto e voar pelo mundo é fazer o curso em uma escola reconhecida pela ANAC.
Para conseguir o brevê de piloto privado, é necessário seguir os seguintes passos:
- Realizar a matrícula;
- Solicitar à escola uma carta de apresentação para o exame médico de 2ª classe (o Certificado Médico Aeronáutico – CMA);
- Fazer o CMA (em hospitais da Aeronáutica ou clínicas particulares sancionadas pela ANAC);
- Agende a consulta tendo em mãos a atribuição do examinador para a classe do exame;
- Vá a uma clínica homologada pela ANAC;
- Apresente o Código ANAC e um documento de identificação social com foto válido em todo o território nacional;
- Peça o exame de saúde pericial (ele verifica a aptidão física e mental de tripulantes considerando o exercício de cada função);
- Faça o exame.
- Cumprir a parte teórica do curso ministrada em sala de aula com duração média de 3 meses. Alguns temas incluem: Conhecimentos Técnicos, Meteorologia, Teoria de Voo, Navegação Aérea, Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Passar na prova escrita com 100 perguntas aplicada pela ANAC, com pelo menos 70% de precisão;
- Começar o treinamento prático para piloto privado com o mínimo exigido de 44 horas de voo com, ao menos, 3 horas de voo noturno;
- Passar no voo de avaliação acompanhado de um examinador credenciado pela ANAC.
Observações:
Após o período de adaptação nas aulas práticas, é permitido voar mais de 1 hora por dia, desde que haja disponibilidade da aeronave e climática para realizar o voo.
Com o curso prático de PPA feito, tendo em mãos o Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca ANAC), o aluno pode realizar o “voo de cheque”.
Contudo, os estudos não param por aí. Ao tirar o certificado de Piloto Privado, é necessária uma graduação extra para poder atuar como Piloto Comercial.
Curso de Piloto Comercial
Para pilotar aeronaves comerciais no Brasil, é necessário possuir uma segunda licença emitida pela ANAC, mas o nível de exigência dessa certificação é bem mais alto.
Veja abaixo como se tornar piloto de avião comercial:
- Solicitar a carta de apresentação para exame médico de 1ª classe. Esse é mais criterioso que o exame de piloto particular;
- Cursar as aulas teóricas com duração aproximada de 3 meses. Os temas se mantém os mesmos que para pilotos privados, mas as disciplinas são mais aprofundadas e minuciosas;
- Passar na prova da ANAC ao final do curso teórico com 70% de acerto nas questões;
- Fazer ao menos 124 horas de voo;
- Ao menos 71 horas de voo visual e navegação;
- 12 horas do curso de MLTE (piloto de Multimotores IFR);
- 8 horas do curso IFR (Instrument Flight Rules, o voo por instrumentos);
- 6 horas de voo noturno;
- 25 horas de simulador de voo;
- 2 horas de voo de cheque.
- Passar no exame de avaliação com profissional credenciado pela ANAC.
No caso da aprovação, é possível exercer funções remuneradas em diferentes áreas, como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas e alguns voos executivos.
Para ingressar em uma linha aérea, as companhias exigem entre 1000 e 1500 horas de voo.
Onde trabalha o piloto de avião?
São inúmeras oportunidades para quem se torna piloto. Abaixo, vamos explorar um pouco algumas opções no mercado, veja:
Piloto de Linha Aérea
Existem inúmeras grandes empresas atuando no Brasil nesse segmento, como a Azul, Gol e Latam. Ao redor do mundo, diferentes companhias gerenciam a ida e a vinda de passageiros para diferentes partes.
O Aeroclube de Juiz de Fora, inclusive, tem estudantes que conquistaram vagas em empresas nos Emirados Árabes e na China.
Piloto de aviação executiva
Outra oportunidade incrível. Nesse caso, pessoas ou empresas com aeronaves próprias realizam voos privados em rotas próprias, usando trajetos diferentes das companhias aéreas.
Piloto de táxi-aéreo
Pode ser considerado um tipo de aviação executiva. É feito com helicópteros ou aeronaves de pequeno porte, como aviões a jato e turbo hélice. Leva passageiros ou cargas.
Piloto de aviação agrícola
O agronegócio é um dos maiores segmentos de mercado no mundo, com demandas de qualificação profissional em diversas áreas distintas. O setor usa pilotos para pulverização de fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas e combate a incêndios em campos e florestas.
Aviação de instrução
Porta de entrada dos novos pilotos no mercado de trabalho. Auxilia na familiarização da rotina aeronáutica e integra a cadeia produtiva ao oferecer a oportunidade de quem antes aprendeu, agora ensinar.
Gostou deste artigo sobre como se tornar piloto de avião e está se preparando para começar suas aulas como piloto? Conheça o Aeroclube de Juiz de Fora e saiba como dar o próximo passo.