Co-piloto: como trabalhar nas principais companhias aéreas do Brasil

Copiloto
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Assim como em outros mercados, o setor de aviação também é muito disputado. Ele exige não só que o candidato tenha experiência e um bom currículo, mas que também se mantenha atualizado. É assim que os profissionais mais bem preparados terão a chance de integrar as maiores empresas do setor.

Se você quer fazer parte de uma das grandes companhias aéreas do Brasil, é muito importante conhecer as exigências do mercado. A seguir, você vai entender como costuma ser o processo seletivo das empresas Gol, Azul, Latam e Itapemirim.

As informações contidas neste post são baseadas em pesquisas gerais para dar uma noção ao aluno que deseja seguir carreira na área como Piloto de Linhas Aéreas. Logo, tanto os pré-requisitos quanto os processos seletivos podem mudar conforme as necessidades das empresas e do mercado.

GOL

A Gol atua no setor de transporte aéreo desde 2001 e já recebeu diversos prêmios como uma das melhores empresas para se trabalhar. Durante a pandemia da Covid-19, a companhia optou pela redução dos salários e das jornadas para evitar as demissões. Com a retomada pós-pandemia, a tendência é que o mercado reaqueça, abrindo processos seletivos.

Para se tornar um copiloto da Gol, geralmente são exigidos os seguintes requisitos.

Pré-requisitos

Licença de Piloto Comercial com mínimo de 500 horas de voo ou mais. Também é exigida habilitação de voo por instrumentos (IFR), e habilitação MLTE ou para aeronaves TIPO. É solicitado ainda nível 4 de Inglês ICAO e passaporte com visto americano B1 e B2, com mínimo de 6 meses de validade.

Também é preciso apresentar Certificado Médico Aeronáutico de 1ª classe, conforme normas da ANAC.

Existem ainda alguns diferenciais como habilitação técnica em Boeing 737 e/ou habilitação de instrutor de voo (INVA). Se em seu currículo houver PLA Teórico, Curso de Jet Training, Segurança de Voo e afins, pode chamar a atenção. Experiência em aeronaves turboélice ou jato também pode contar pontos a favor.

Processo seletivo

O processo seletivo da Gol começa com a avaliação do currículo para verificar se o candidato atende aos pré-requisitos e quais os seus diferenciais. Em seguida, o candidato passa por uma prova teórica e outra prática, em simulador de voo, normalmente em um Boeing 737.

Depois de testar seus conhecimentos e habilidades, o candidato é submetido ao teste psicotécnico, que avalia as características comportamentais. A entrevista pode ser uma das últimas fases, onde você terá a oportunidade de conversar com profissionais de cargos mais elevados.

Conheça outros setores de atuação para Pilotos Comerciais.

AZUL

A Azul é uma das maiores companhias aéreas do Brasil e também abre processos seletivos e treinamentos para pilotos. Assim como a Gol, a companhia evitou a demissão dos funcionários durante a pandemia, buscando soluções alternativas.

Saiba quais os pré-requisitos para ser copiloto da Azul.

Pré-requisitos

O primeiro passo é ter licença de Piloto Comercial e possuir o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª classe (Piloto de Linha Aérea) emitido no Brasil. A empresa pede 200 horas de experiência de voo e Conhecimento Técnico PLA (PLA Teórico) comprovado por meio de certificado.

Também é fundamental ser habilitado em Habilitação PC/ IFR/ MULTI OU TIPO. O treinamento em simulador de avião a Jato (JET- TRAINER) é obrigatório para quem não tem experiência em Multi-Crew (Empresa RBAC 121/ 135).

A Azul também exige proficiência em inglês ao nível ICAO 4 ou superior. E é preciso ter passaporte em dia, com validade acima de 6 meses.

Já o diploma em Ciências Aeronáuticas não é obrigatório, mas pode contar como um  diferencial para sair na frente dos concorrentes.

Processo seletivo

Assim como em outras companhias aéreas, a Azul possui processos seletivos bastante rigorosos. O processo começa com a avaliação do currículo dos candidatos. Aqueles que avançam de fase irão encarar: testes psicotécnicos, provas teóricas, testes práticos em simulador de voo, entrevistas, dinâmicas de grupo, entre outras etapas.

Para ser piloto precisa de faculdade? Entenda.

LATAM

A Latam, antiga Tam, é famosa por ser uma das maiores companhias aéreas do Brasil e também por ter os melhores salários. Durante a pandemia, a Latam optou por demitir milhares de seus tripulantes, mas já planeja a reabertura das vagas com a retomada das viagens domésticas e internacionais.

Confira os pré-requisitos para fazer parte desta tripulação.

Pré-requisitos

Para se candidatar à Latam, o copiloto precisa ter uma experiência mínima de 500 horas de voo em aviões e Certificado Médico Aeronáutico de 1ª classe. Também são exigidas habilitação IRF e em aeronaves a jato, ou curso de jet training.

O nível 4 do inglês ICAO é obrigatório, assim como o Certificado de Conhecimento Técnico PLA (PLA Teórico). Também é cobrado passaporte com validade mínima de 6 meses. Alguns diferenciais são Ensino Superior Completo e Visto Americano B1/B2.

Processo seletivo

O processo seletivo da Latam é composto por diversas etapas, nas quais o candidato avança conforme o seu desempenho. No início é avaliada a documentação e aplicada uma prova de conhecimento técnico sobre aviação. Em seguida, é feita a entrevista técnica.

O candidato também passa por testes psicotécnicos de atenção, de comportamento, concentração e afins, além do exame toxicológico. E o último passo é a avaliação em simulador de voo.

ITAPEMIRIM

A Itapemirim é a mais nova companhia aérea do Brasil. Ela abriu suas portas em abril de 2021, gerando novas oportunidades de emprego para o mercado de aviação. Por esse motivo, vale a pena avaliar a possibilidade de ingressar em uma empresa jovem e crescer junto com ela.

Saiba quais são os pré-requisitos e como é o processo seletivo da empresa.

Pré-requisitos

Para se candidatar ao cargo de co-piloto do Itapemirim, é preciso ter um mínimo de 200 horas de voo e habilitação MLTE e IFR. Também é exigido Certificado Médico Aeronáutico de 1ª classe e inglês ICAO nível 4 ou superior.

A Itapemirim também exige passaporte com validade de pelo menos 6 meses. É possível que os candidatos com visto válido tenham preferência no momento da seleção. Já os diferenciais são: curso superior e experiência em Jet Training, o simulador de voo.

Processo seletivo

Em processos anteriores da Itapemirim, os candidatos foram submetidos a uma prova online. Caso o candidato não seja selecionado, o resultado pode ser mantido no banco de talentos da empresa por cerca de 1 ano.

A segunda parte do processo deve envolver uma entrevista com profissionais mais antigos na empresa. Também é necessário passar por exames psicotécnico e toxicológico, entre outros.

Por fim, o candidato deve ser submetido a uma prova prática em simulador de voo, para mostrar seus conhecimentos e habilidades.Quer decolar a sua carreira de Piloto Comercial? Conheça os cursos oferecidos no Aeroclube de Juiz de Fora.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81