O que você pode aprender com 5 filmes sobre aviação

Sully: o herói do Rio Hudson
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sonhou em se tornar piloto depois de ver um grande filme sobre aviação? Entre histórias reais e ficções, o cinema pode nos ensinar muito e até nos inspirar nas nossas próprias profissões.

Por isso, selecionamos cinco filmes que vale a pena assistir para conhecer biografias incríveis, invenções, rotina de treinamento, o uso de aviões em guerras e até os imprevistos que podem acontecer em voos tripulados. Aperte os cintos no seu sofá e vamos decolar!

Sully: O herói do rio Hudson (2016)

Quem é apaixonado por aviação, com certeza já ouviu falar do “Milagre de Sully”. Foi assim que ficou conhecida a performance de um comandante de voo dos Estados Unidos que conseguiu pousar um Airbus a320 no Rio Hudson depois de perder os dois motores em baixa altitude.

O filme, baseado em fatos reais, mostra como imprevistos podem acontecer durante um voo, inclusive situações para a qual não somos treinados, situações inimagináveis. Além de ser uma narrativa de muita emoção, podemos tirar diversas lições.

A primeira delas é a importância do conhecimento técnico para lidar com a máquina e a percepção humana para solucionar grandes problemas. Você percebe a tamanha importância de agir com agilidade para salvar vidas e evitar uma grande tragédia.

O segundo ensinamento é a necessidade de saber se controlar e manter a calma. Trabalhar o psicológico é fundamental para que você consiga reagir em situações de emergência.

Sully, interpretado por Tom Hanks, usou 40 anos de conhecimento para lidar com um acontecimento em 208 segundos. Não é à toa que seu feito ficou conhecido no mundo todo.

Santos Dummont: O homem que pode voar (2019)

Não podemos esquecer do brasileiro que tornou realidade o sonho dos homens de voar. O documentário dramatizado da HBO retrata parte da vida do aviador em Paris e mostra a criação e repercussão de seus inventos.

É uma obra fantástica para entender um pouco sobre a vida de Santos Dumont e como se deu a invenção dos primeiros aviões. Vale observar o quão diferentes são as estruturas e refletir sobre os desafios que o homem teve que enfrentar para tomar os céus pela primeira vez.

O filme também não deixa de lado a polêmica dos irmãos Wright, dois americanos que também investiram seus esforços em projetos de aviação na mesma época.

Amelia (2009)

Essa biografia conta a história da aviadora Amelia Earhart, que nasceu em Kansas, nos Estados Unidos, e tinha o sonho de voar. Como não era muito comum ter mulheres pilotando na época, ela lutou por seus direitos e enfrentou críticos.

Seu grande objetivo era ser a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico voando, e seu feito repercutiu nos jornais da época. O filme conta sua trajetória até seu misterioso desaparecimento enquanto sobrevoava o Pacífico, em 1937.

Amelia é interpretada por Hilary Swank, que recebeu aulas de voo para atuar no papel. Vale a pena conhecer a história dessa aviadora que se tornou um grande símbolo.

Pearl Harbor (2001)

Pearl Harbor, lançado em 2001, retrata o momento que leva os Estados Unidos a ingressar na Segunda Guerra Mundial, uma participação decisiva no conflito. Com uma narrativa de fôlego, durante três horas é possível refletir sobre a guerra e o uso dos aviões como instrumento de combate.

Vale lembrar que o uso da tecnologia é uma das justificativas para o alto número de mortes nos seis anos de guerra. Foram cerca de 50 milhões de mortes entre civis e militares, frente a 8 milhões de vidas perdidas na Primeira Guerra.

A história conta o ponto de vista de dois amigos que se alistaram na marinha americana e se tornaram pilotos de caça. A narrativa mostra cenas de muita ação e é considerada uma clássica superprodução de Hollywood. Porém, o filme foi bastante criticado pela parcialidade a favor dos americanos.

Vale a pena assistir para conhecer mais sobre o conflito geopolítico e como acontece o combate aéreo.

Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

Esse filme de 1986 é um clássico estrelado por Tom Cruise, mostra a rotina de treinamento do piloto de caça americano Maverick. O longa também apresenta manobras impressionantes, além de estratégias de combate e destaca a necessidade de foco e dedicação totais no treinamento.

É interessante se atentar aos bastidores, porque o longa foi produzido em plena Guerra Fria. Por isso, a história retrata um MiG soviético, mas usa um F-5s americano nas filmagens.

Na época, o filme foi um sucesso de bilheteria, com grandes efeitos especiais, e inspirou muitos jovens a se formarem como pilotos. Mais recentemente, em 2020, o longa ganhou uma continuação para causar nostalgia naqueles que acompanharam o personagem na década de 1980. Depois de ter se tornado um Top Gun e uma lenda com seus feitos, Maverick retorna à escola como professor e passa o conhecimento para frente.

Quer saber como você pode se tornar um piloto? Conheça os primeiros passos para se habilitar.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

Slider