Você já pensou em fazer uma graduação para se tornar piloto comercial? Agora você pode se preparar para a carreira profissional com todo o conforto de poder estudar em casa e ter aulas de voo em uma escola de aviação perto de você.
Em julho de 2021, o Aeroclube de Juiz de Fora iniciou uma parceria com a UniGuairacá para oferecer três cursos, voltados para pilotagem, administração de empresas de transporte aéreo e manutenção de aeronaves. Tanto os bacharelados quanto o tecnólogo são ofertados em modelo híbrido com aulas teóricas online e aulas práticas de voo presenciais.
“Buscamos sempre parceiros que tenham qualidade de ensino e que agreguem valor à aviação, por isso escolhemos o Aeroclube de Juiz de Fora. Através desta parceria, os alunos conseguem realizar as horas de voo que são necessárias para concluírem as habilitações”, explica o coordenador dos cursos de aviação da UniGuairacá, Fernando Torquato.
A UniGuairacá está situada na cidade de Guarapuava, no Paraná, e possui autorização do Ministério da Educação para ministrar aulas teóricas de aviação à distância (EAD). Já o Aeroclube de Juiz de Fora, localizado na Zona da Mata mineira, é um Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC Tipo 3) reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele acumula 83 anos de tradição no ramo aeronáutico e se consolidou com mais 12 mil aviadores formados.
Para o sócio-diretor do ACJF, Leandro Lopardi, a parceria é a realização de um plano que a escola vinha traçando desde 2019. “Este é um passo muito importante tanto para o Aeroclube, quanto para a UniGuairacá, que uniram forças para entregar um ensino de qualidade a nível superior. São duas instituições que já têm experiência no mercado e que podem entregar um ensino de qualidade e de alto nível”, destaca Lopardi.
Como são os cursos
O curso superior em Ciências Aeronáuticas com habilitação de Piloto de Linha Aérea ou habilitação em Gestão de Aviação Civil têm duração de três anos e prepara pilotos que desejam seguir carreira na aviação civil comercial. Já o curso técnico de Pilotagem Profissional de Aeronaves tem duração de 2 anos e meio.
A grade curricular envolve História da Aviação, Conhecimento Técnico de Aeronaves, Teoria de Vôo, Meteorologia, Inglês Técnico, dentre outras disciplinas. As aulas teóricas são gravadas em estúdio e o aluno conta com suporte através da plataforma de Ensino à Distância (EAD). Já nas disciplinas práticas de voo, o aluno é convidado a se direcionar ao polo parceiro para realizar aulas em simuladores e aeronaves.
“Tive a felicidade de fazer a grade curricular com gestores de algumas companhias aéreas, pilotos de linha aérea e profissionais da aviação. Por isso, todos os conteúdos ministrados atendem ao MEC, à ANAC e principalmente às companhias aéreas. Considero nossa grade curricular a melhor e a mais completa do Brasil”, comenta Torquato.
O coordenador do curso ressalta ainda que em um momento em que os países começam a se recuperar da crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da covid-19, ter um diferencial no currículo se torna fundamental para aqueles que querem se destacar com o futuro do mercado. “Vemos que a aviação está em uma crescente. As companhias voltaram a contratar e quem estiver preparado e com os requisitos para ingressar no mercado de trabalho, sai na frente”, destaca.
As turmas da graduação em Ciências Aeronáuticas são abertas quatro vezes ao ano. Você pode conferir a grade curricular e o preço deste curso no site da UniGuairacá.