A importância da manutenção na segurança de voo

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O assunto dessa vez é sobre a importância da manutenção na segurança de voo, algo que, muitas das vezes, não é tão levado a sério como deveria.

Sim, o avião continua sendo um dos meios de transporte mais seguros que existe. Além disso,  a própria aeronave possui uma tecnologia que contribui para aumentar o nível de segurança.

Mas, sejamos sinceros, um acidente nunca ocorre por uma causa isolada.

Não há culpados ou fator determinante em acidentes, geralmente, decorrem de um encadeamento de ocorrências, por vezes tidas como irrelevantes, que, ao se acumularem, contribuem para o desfecho, muitas vezes trágico, da situação. 

Por isso, torna-se essencial assegurar a frequente manutenção de aeronaves, em que é feito uma série de ações, que são executadas para conservá-las em condição de uso ou restaurá-las a essa condição.

A manutenção envolve a assistência técnica, limpeza, inspeções de peças e sistemas, testes, medidas de conservação e classificação quanto ao estado, ao reparo, ao acondicionamento, à recuperação e ao salvamento, das aeronaves e seus componentes.

Além das manutenções, existem outras ações que evitam ou diminuem o risco de ocorrer algum tipo de acidente envolvendo uma aeronave, algumas dessas são: a inspeção pré-voo e as revisões.

Inspeção de voo

A inspeção pré-voo, como já vimos em uma outra postagem, é a checagem externa,  executada visualmente do exterior da aeronave, com o objetivo de certificar que a aeronave está legalmente aeronavegável e em condições para um voo seguro.   Dessa forma, é avaliado os seguintes componentes: trem-de-pouso, superfícies de comando, rodas, coberturas do motor, etc. 

Revisões

As revisões podem ser de 50, 100, 500, 1000 horas de voo – em média, a cada 50 horas de voo, a aeronave é submetida a uma revisão, conforme o manual de manutenção do fabricante, sendo que existe um aumento da complexidade nos itens a serem verificados nas revisões seguintes de 100, 500, 1000 horas. 

Como pudemos ver, a manutenção, inspeções e revisões, são um elo muito importante da segurança de voo. Pois, tais atividades de análise e prevenção, evitam acidentes aeronáuticos que podem pôr em risco a tripulação, passageiros e ocasionar perda de material, gerando um grande prejuízo.

Assim, cabe ao piloto e ao proprietário da aeronave comprometer-se com a regular manutenção e inspeção do avião.

Para garantir a qualidade da segurança, é importante que se priorize uma oficina homologada pela ANAC, e que tenha habilitação para lidar com o seu modelo. Isso assegura que a empresa tenha mão de obra, conhecimento técnico e estrutura apropriada para te atender.

E, mais, o Aeroclube de Juiz de Fora possui oficina própria, homologada pela ANAC, então, as aeronaves de instrução estão constantemente passando por processos de manutenção e inspeção. Além disso, os instrutores de voo acompanham, de perto, a inspeção pré-voo, realizada pelos alunos, como mais uma forma de garantir um voo seguro.

Curtiu? Entre em contato com o nosso time e venha voar com a gente!

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81