Aviões têm “placa”?

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Você já reparou que, assim como os carros, motos e caminhões, as aeronaves também possuem “placas” de identificação?  

Não?

Essas “placas” ficam estampadas nas asas e fuselagem do avião, e, são compostas pelo prefixo de nacionalidade e marca de matrícula da aeronave, sendo válidas no mundo todo. Essa identificação parte da combinação de letras, e, em alguns casos, de números.

O prefixo de nacionalidade, geralmente, tem uma ou duas letras; uma letra ou um número, ou ainda uma letra e um número combinados. Já a marca de matrícula é separada por hífen, com mais três letras ou três números, ou também letras e números misturados, variando conforme a nacionalidade. 

Observação: Cada país tem um tipo de combinação, de letras e números, para os prefixos das aeronaves.

No Brasil, o prefixo é definido por duas letras, separadas por hífen, das outras três letras, que são a marca de matrícula.

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, é a responsável por atribuir matrículas brasileiras às aeronaves, por meio do RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro. 

Assim, independente de onde a aeronave foi fabricada, se ela tiver matrícula brasileira, ela será uma aeronave brasileira; a matrícula confere nacionalidade e substitui a matrícula anterior.

Como no Brasil, os prefixos das marcas de nacionalidade são: PP, PR, PT, PS e PU (ultraleves e aviação experimental).

Boeing 737 – NG GOL (PR-XMG)


Além disso, a partir da matrícula você consegue acompanhar a localização da aeronave, em tempo real, por satélite.

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