COMO ESCOLHER O AEROCLUBE CERTO?

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Já parou para pensar que definir o lugar ideal para iniciar a sua formação, como piloto de avião, é tão importante quanto escolher uma profissão? Não?! Vou te explicar o porquê.

Quando decidimos a profissão que iremos seguir, costumamos usar como parâmetro estas 4 coisas: interesse, habilidade, mercado de trabalho e satisfação pessoal. Certo? Concordo que essa parte é uma das mais difíceis, porque pode ser a sua primeira escolha em relação ao futuro, ou, até mesmo, uma mudança de campo de atividade.

Assim, analisamos e elencamos as profissões que podem ser compatíveis com as habilidades, motivações e intenções que possuímos.

E, então, feita a tão cuidadosa escolha, precisamos pensar em qual lugar mais apropriado para iniciar essa jornada.

Quais pontos são levados em consideração para essa escolha?

Não sabe?!

Vem, que eu te ajudo! Preparei um roteiro para te ajudar nesse processo. 😉

1. IDENTIFICAÇÃO

Nessa primeira etapa, será feita uma pesquisa de escolas de aviação civil, que sejam prováveis que você faça as suas aulas de voo.

Logo, é importante ter em mente quais escolas que melhor se encaixam com você e o que almeja na aviação. Dessa forma, tenha em vista que, nem sempre o que é bom para o outro, será tão bom para você também, isto é, o seu colega pode ter tido uma experiência muito boa em uma escola, mas caso vocês não tenham o perfil parecido, não rola seguir o mesmo caminho, estamos falando de pessoas e expectativas diferentes.

Portanto, neste momento, é fundamental pensar, tomando como base as suas necessidades, nas seguintes questões:

  • A localização da instituição precisa ser próxima ou na sua região?
  • Você estaria disposto a ir para uma escola de outra região? Se sim, qual?
  • Qual o tempo disponível que você tem para fazer o curso? Tem a possibilidade de usar as férias?

Analisado essas questões, o próximo passo será entrar em contato com os aeroclubes para conhecer a escola, aeronaves disponíveis e valores do pacote; tendo os itens acima como critério para a escolha.

2. VISITA TÉCNICA

Nesta etapa, você provavelmente já entrou em contato com os aeroclubes e selecionou os que seriam viáveis de serem feitas as suas aulas. Certo?

Esse é um quesito bastante significativo, pois ele será essencial e favorável no momento em que for tomar a decisão do lugar que será feito a sua formação, possibilitando, desse modo, uma escolha assertiva.

A 2° etapa corresponde ao momento de agendamento de uma visita às escolas. Lembre-se, faça essa visita com a “xícara vazia”, ou seja, vá com a mente aberta, sem pré-julgamentos; você irá observar os aeroclubes, analisando se eles possuem o que você acredita ser pertinente e decisório na sua trajetória da aviação, e isso vai desde a infraestrutura até a parte técnica da instituição.

O que se atentar neste momento?

Separei alguns tópicos para te auxiliar, claro que você pode acrescentar o que julgar necessário; afinal, a escolha do aeroclube diz respeito a você!

💡 Dica: Leve papel e caneta. 😉

E vamos aos pontos a serem considerados:

  • A escola tem uma boa organização?
  • De que forma foi recebido? Contou com o apoio de um representante para te apresentar a instituição?
  • Os funcionários e alunos demonstram estar contentes, ou aparentam estar lá apenas para “cumprir tabela”? Observe o relacionamento entre as pessoas.
  • O aeroclube promove eventos voltados para a aviação, como: palestras e workshops?
  • De qual modo é feito o agendamento dos voos?
  • Tem alojamento disponível? Há custo? (É pertinente verificar se o alojamento fica na própria escola, ou próximo, limite de alunos dentro do quarto e condições de limpeza e organização.)
  • Como é o cuidado com as aeronaves? Elas têm manutenção e limpeza periodicamente? (Se for o caso, pergunte sobre isso; essa questão é extremamente importante para a sua segurança nos momentos de aulas de voo)
  • Para ser feita a manutenção, tem uma oficina próxima, ou, ainda, ela fica no próprio aeroclube? Essa oficina é homologada pela ANAC?
  • Verificar se a instituição possui um SOP (Standard Operating Procedures – Procedimentos operacionais padronizados).
  • O aeroclube dispõe de um programa de treinamento, manual da aeronave de treinamento e material didático para fornecer aos alunos?
  • Veja se a escola tem um corpo pedagógico. Pergunte sobre os envolvidos na coordenação dos cursos e escalas de voo, qual a qualificação dos instrutores?

Feito as visitas, e anotado a sua percepção sobre cada escola, iremos para a terceira etapa.

3. COMPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Este é o momento em que você irá fazer a comparação do que foi analisado nos aeroclubes que visitou.

Para isso, irei anexar para você uma tabela de sugestão para que haja uma classificação de acordo com o que você considera relevante e que será proveitoso para a sua formação como piloto.

Geralmente, as classificações vão de 1 a 10. O que acha de fazermos diferente, e classificar de 1 a 4? Deste jeito eliminaremos a margem de neutralidade, contribuindo para que a sua escolha seja mais assertiva e segura.

Na primeira coluna você dará a sua nota. Então, caso você acredite que, por exemplo, é ok a escola ter uma organização nota 3; deste modo, ao avaliar as escolas, você tomará essa nota como parâmetro.

Baixe aqui: https://blog.aeroclubejf.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Checklist-ACJF.pdf

4. DECISÃO

E, enfim, chegamos à última etapa desse processo, a decisiva! Aqui você já terá mapeado, visitado e classificado os aeroclubes que te interessou.

Como conclusão, você irá somar a pontuação de cada item que observou das escolas de formação aeronáutica. Em seguida, acompanhando a tabela, será feito a  comparação da soma das notas da primeira com a segunda coluna; e, assim, a partir da escola que obteve a nota que mais se aproximou ao total da primeira coluna, você terá o resultado da instituição mais adequada, baseado nos itens que você valoriza e que serão essenciais para a sua formação.

Finalizada esta etapa, você, por essa razão, poderá iniciar a tão esperada aulas de voo!  🤩✈️

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81