Conheça o passo a passo para se tornar piloto!

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Piloto Privado Avião

O curso de Piloto Privado Avião (PPA) é a primeira etapa para quem deseja seguir carreira na aviação. Mas há, também, pessoas que tiram a habilitação apenas pelo desejo de pilotar um avião próprio ou alugado.

O PPA é o introdutório da aviação civil; essa habilitação permite a realização de voos em aeronaves monomotoras de pequeno porte e em condições visuais – VFR (Visual Flight Rules).

Com essa habilitação, não é permitido exercer atividade remunerada.

Banca ANAC e CMA

Para iniciar as aulas de voo do Piloto Privado e do Piloto Comercial, tem-se como pré-requisito a obtenção da licença da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e a realização do exame médico, para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico, de acordo com cada categoria.

Para obter a licença de Piloto Privado, orienta-se que seja feito um curso preparatório para a banca da ANAC, assim o aluno terá toda a preparação e conhecimento necessário para aprovação na banca.

No curso teórico de PPA, o aluno tem contato com noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos de Motores e Teoria de Voo. 

A nossa escola, além das aulas práticas, também oferece o preparatório para a banca, que, inclusive, funciona na modalidade ensino à distância. 

Clique aqui e conheça mais sobre o nosso curso preparatório para a banca de piloto priavado.

Concluído o curso de PPA EAD, o aluno deverá se submeter à avaliação realizada pela banca da ANAC, em que deverá ter aproveitamento mínimo de 70% das questões para dar início ao curso prático. Para poder realizar essa avaliação da ANAC, as únicas exigências são: ter 18 anos e Ensino Médio completo.

De posse da sua aprovação do CMA e da licença da ANAC, você pode se direcionar para a realização do curso prático de PPA. Nele, aluno irá voar 42 horas, sendo exigidas pelo menos 3 horas de voo noturno. 

❗ É importante salientar que a duração do curso depende muito da disponibilidade de horário e dedicação de estudo do aluno.

Piloto Comercial Avião

Nesse curso será aprofundado os conhecimentos sobre aeronaves, oferecendo um treinamento completo, visando a qualificação e proficiência de um profissional, com o acréscimo de treinamentos de regras de voo por instrumentos (IFR – Instrument Flight Rules), que o tornará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, para assim continuar o voo de forma segura e de acordo com o regulamento.

O caminho até as aulas de voo, do curso de PCA, é basicamento o mesmo realizado no curso de Piloto Privado.

Para a parte prática, são necessárias 78 horas de voo visual e navegação, sendo 6 horas para voo noturno. Além disso, 12 horas de voo do curso de MLTE IFR (piloto de Multimotores IFR), sendo 3 horas de voo VFR (Visual Flight Rules) e 9 horas de voo IFR (Instrument Flight Rules), 13 horas de voo do curso MNTE IFR (Piloto de Monomotor IFR), 30 horas de Simulador de voo e 2 horas de voo de cheque.

No Aeroclube de Juiz de Fora, você também pode realizar o curso de 2 semanas de Jet Trainning do Boeing 737 NG, ideal para pilotos em fase de transição para aeronaves a jato.

Após ser checado, no curso de Piloto Comercial, por um piloto homologado pela ANAC, o piloto já estará habilitado e pronto para seguir sua carreira na aviação!

Assista ao vídeo abaixo e saiba o passo a passo para você não se perder nessa trajetória rumo ao seu sonho de pilotar uma aeronave!

Realize Para mais informações sobre nossos cursos, entre em contato com o nosso time de especialistas e realize seu sonho de se tornar piloto! ✈️❤️

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81