É obrigatório fazer o curso teórico de Piloto Privado?

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

É comum que, ao pesquisar sobre a primeira etapa da formação, você se questione se realmente é obrigatório fazer o curso teórico de Piloto Privado para, assim, ser aprovado na banca e iniciar as aulas de voo. 

E aqui está o que ninguém te conta: Não, não é obrigatório fazer o curso teórico de Piloto Privado.

Apenas para o Piloto Comercial, que o aluno tem como pré-requisito a conclusão, com aproveitamento, do curso teórico de Piloto Comercial.

Ou seja, o interessado em iniciar as aulas do Piloto Privado pode estudar de forma autodidata, não tendo a obrigação de fazer o curso teórico homologado pela ANAC.

Qual o melhor método de estudo para você? Tradicional ou independente?

A sua formação diz respeito a você, exclusivamente, é necessário levar em consideração qual o seu objetivo na aviação e qual modelo que melhor se adapta.

Duas principais questões a serem pensadas:

  • Para você, há problemas em estudar somente com o auxílio de livros e vídeos disponíveis no Youtube, por exemplo? 
  • Ou, é indispensável ter acesso a vídeo aulas, conteúdo complementar e suporte de professores?

O curso teórico de Piloto Privado é comumente encontrado em plataformas de ensino a distância do que em modelos presenciais, pois não se trata de um curso obrigatório e com exigência de ser homologado pela ANAC.

Devido ao contexto atual, o número de pessoas que iniciaram cursos EAD cresceu mais que o presencial no Brasil. Apesar disso, ainda existem dúvidas que podem passar pela sua cabeça ao pensar sobre a sua formação como piloto civil. Estudar de forma independente ou com o suporte de um professor?

O que nós recomendamos:

Para obter a licença de Piloto Privado, orientamos que seja feito um curso teórico de Piloto Privado com boas referências e voltado para a sua formação e preparação para a banca da ANAC, em que será dado repertório, motivação, conhecimento e segurança.

Além disso, com o curso teórico você estará em contato com professores experientes e experimentados, que vivem de fato a aviação.

O Piloto Privado é a base da sua formação como piloto. Por essa razão, é necessário que essa primeira etapa seja bem construída, não se limitando apenas a um conteúdo voltado para a obtenção da licença de Piloto Privado.

Conheça a plataforma ACJF+

O Aeroclube de Juiz de Fora, é uma das instituições que mais formou pilotos no país, com 83 anos de tradição.

E, com esse anos de experiências, elaboramos um plano de curso que permite que você comece a se preparar para uma carreira promissora de onde você estiver, através da modalidade de ensino à distância (EAD). E você só tem a ganhar com isso!

5 motivos para você fazer o curso teórico de PP.

  1. Não haverá gastos com deslocamento.
  2. Adequação do curso de acordo com a sua rotina.
  3. Material que atende tanto quem prefere o auxílio de um professor quanto quem prefere estudar de forma independente.
  4. Metodologia que vai além dos livros didáticos.
  5. Material focado na banca e na sua formação como Piloto Privado.

Ainda que o curso possa ser feito à distância, ele segue os mesmos padrões de qualidade dos cursos presenciais. Toda a grade tem foco na preparação de futuros pilotos e aprovação nas provas da ANAC.

Com o Curso Teórico de Piloto Privado de Avião você irá adquirir conhecimento técnico sobre aeronaves, meteorologia, navegação, regulamentos do tráfego aéreo e técnicas de voo.

O que você vai  aprender neste curso?

Confira a seguir quais são as disciplinas que compõem o Curso Teórico de Piloto Privado de Avião EAD, do ACJF+:

Conhecimentos Técnicos de Aeronaves

Nesse módulo, você irá aprender sobre os conhecimentos básicos que envolvem a engenharia de uma aeronave. Isso inclui conhecer as partes do avião, como funcionam os principais componentes, o painel e afins.

Meteorologia

Nesta disciplina, você aprenderá sobre os fenômenos que ocorrem na atmosfera e como eles impactam o voo. Estudar meteorologia é fundamental para saber como se portar em situações de mau tempo, por exemplo.

Navegação

Nas aulas de navegação, você deverá aprender sobre como se localizar e planejar trajetos com base nas coordenadas geográficas. Você aprenderá a fazer leituras do painel e a interpretar as cartas de rota, saída, chegada, aproximação, entre outros conteúdos.

Regulamentos de Tráfego Aéreo

O tráfego aéreo também tem suas regras e é importante conhecê-las até mesmo por questões de segurança. Esse módulo irá ensinar os principais regulamentos para tráfego nacional e internacional, bem como a importância da sinalização, iluminação e marcação.

Teoria de voo

Esse módulo irá te preparar para interagir com a aeronave. No curso teórico de voo, você irá entender o que torna possível o voo das aeronaves e como piloto deve se comportar em diferentes situações.

Material complementar

Disponibilizamos pra você um conteúdo complementar, com as seguintes disciplinas:

  • Inglês Técnico;
  • Física Aeronáutica; 
  • Segurança de Voo;
  • Direito Aeronáutico.

Suporte

Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar os recursos da plataforma EAD, há uma equipe técnica à disposição para esclarecer as dúvidas e prestar suporte.

Aliás, você terá acesso ao grupo de mentoria no WhatsApp, com interação com alunos e instrutores que responderam a dúvidas sobre o conteúdo ministrado, propondo exercícios e atividades. 

A Coordenação também está aberta a orientar sobre a organização do curso, as disciplinas e pré-requisitos. E se você tiver sugestões ou reclamações que possam contribuir para melhorar os processos de ensino, vamos adorar te ouvir.

Como pode ver, preparamos nossos alunos para terem uma base sólida dos conhecimentos necessários para a Banca ANAC e para a carreira na aviação.

Conte conosco para iniciar essa primeira etapa da sua formação! Clique aqui e saiba mais sobre a nossa plataforma de ensino EAD. ✈️

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81