Formação de piloto: Conheça o tempo de duração

Centro de Instrução de Aviação Civil CIAC
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“Quanto tempo leva para eu me formar como piloto de avião?”

Essa é, de longe, a pergunta que mais recebemos, quando os interessados na profissão entram em contato com a gente. 

É também a sua? Então, continue a leitura e tome conhecimento disso!

Ser piloto de avião é uma das mais apaixonantes profissões que existem, muitos sonham com ela ainda na infância.

E, felizmente, assim que podem os interessados iniciam sua formação, porém, há aqueles que por diversos motivos não conseguiram dar seguimento…

Mas, chega uma hora que torna difícil deixar de lado aquele sonho e admiração pela aviação.

Além da grade do curso e o investimento financeiro, o tempo de duração costuma ser um fator decisório para a iniciação ou não da formação.

Saiba que para chegar até o topo da profissão será necessário muito estudo e experiência! Ninguém se forma piloto da noite para o dia.

Quais os primeiros passos

A formação do piloto de avião se dá a partir de dois principais cursos: Piloto Privado Avião (PPA) e Piloto Comercial Avião (PCA).

Piloto Privado Avião

O curso de Piloto Privado Avião (PPA) é a primeira etapa para quem deseja seguir carreira na aviação. Mas há, também, pessoas que tiram a habilitação apenas pelo desejo de pilotar um avião próprio ou alugado.

O PPA é o introdutório da aviação civil, essa habilitação permite a realização de voos em aeronaves monomotoras de pequeno porte e em condições visuais – VFR (Visual Flight Rules).

Com essa habilitação, não é permitido exercer atividade remunerada.

Para iniciar as aulas de voo do Piloto Privado e do Piloto Comercial, tem-se como pré-requisito a obtenção da licença da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e a realização do exame médico, para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico, de acordo com cada categoria.

Para obter a licença de Piloto Privado, orienta-se que seja feito um curso preparatório para a banca da ANAC, assim o aluno terá toda a preparação e conhecimento necessário para aprovação na banca.

No curso teórico de PPA, o aluno tem contato com noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos de Motores e Teoria de Voo. 

A nossa escola, além das aulas práticas, também oferece o preparatório para a banca, que, inclusive, funciona na modalidade ensino à distância. Esse curso teórico tem duração média de 4 meses.

Clique aqui e conheça mais sobre o nosso curso preparatório para a banca de piloto priavado.

Concluído o curso de PPA EAD, o aluno deverá se submeter à avaliação realizada pela banca da ANAC, em que deverá ter aproveitamento mínimo de 70% das questões para dar início ao curso prático. Para poder realizar essa avaliação da ANAC, as únicas exigências são: ter 18 anos e Ensino Médio completo.

De posse da sua aprovação do CMA e da licença da ANAC, você pode se direcionar para a realização do curso prático de PPA. O aluno irá voar 42 horas, sendo exigidas pelo menos 3 horas de voo noturno. 

No modelo internato, em que o aluno fica o período completo do curso prático de Piloto Privado na escola, a média de duração é de 45 dias.

É importante salientar que a duração do curso depende muito da disponibilidade de horário e dedicação de estudo do aluno.

Piloto Comercial Avião

Nesse curso será aprofundado os conhecimentos sobre aeronaves, oferecendo um treinamento completo, qualificação e proficiência de um profissional, com o acréscimo de treinamentos de regras de voo por instrumentos (IFR – Instrument Flight Rules), que o tornará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, para assim continuar o voo de forma segura e de acordo com o regulamento.

O caminho até as aulas de voo, do curso de PCA, é basicamento o mesmo realizado no curso de Piloto Privado.

O tempo de duração no curso teórico também costuma ser o mesmo, de 3 – 4 meses.

Já, a parte prática, são necessárias 78 horas de voo visual e navegação, sendo 6 horas para voo noturno. Além disso, 12 horas de voo do curso de MLTE IFR (piloto de Multimotores IFR), sendo 3 horas de voo VFR (Visual Flight Rules) e 9 horas de voo IFR (Instrument Flight Rules), 13 horas de voo do curso MNTE IFR (Piloto de Monomotor IFR), 30 horas de Simulador de voo e 2 horas de voo de cheque.

No Aeroclube de Juiz de Fora, você também pode realizar o curso de 2 semanas de Jet Trainning do Boeing 737 NG, ideal para pilotos em fase de transição para aeronaves a jato. No total, são 133 horas + o voo de cheque para que o aluno conclua o curso de PCA, equivalente a mais ou menos 4 -5 meses, no modelo internato.

Caso o aluno não tenha a disponibilidade de ficar o período completo das aulas práticas no Aeroclube, é feito uma escala personalizada para ele.

Assim, podemos dizer que para se tornar piloto de avião comercial você pode levar um tempo que varia entre 2 a 3 anos, dependendo muito da disponibilidade de tempo e dinheiro para realizar as horas de voo.

Quer se tornar piloto e ver o mundo por uma perspectiva diferente? Converse sobre isso com o nosso time.

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