Horário da aviação UTC/ZULU

Meteorologia aeronáutica
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você já se perguntou como os aeronautas determinam a hora em que viajam, quando voam para lugares com fusos horários diferentes? 🤔⌚

Para que os aviões e os contadores de tráfego aéreo coordenem o tempo, a aviação adota o mesmo horário em todo o mundo. Assim, os aeronautas não precisam se adaptar a cada largura de fuselagem e, dessa maneira, evitam-se falhas de comunicação entre os órgãos de controle. Mas, você deve estar se perguntando: “como isso é possível?”

Vamos lá!

O meridiano de Greenwich divide a terra em dois hemisférios: Leste e Oeste. Logo, tem-se um meridiano de 180º de cada lado, com 12 fusos horários em cada hemisfério, completando o meridiano de 360º com 24 fusos horários. 

Neste meridiano, 000º é definido como Tempo Universal Coordenado – UTC, (Greenwich Meridian Time – GMT) e é conhecido na aviação como hora z ou Hora Zulu.

Além disso, cada faixa do fuso horário tem uma denominação própria. E o fuso onde está o meridiano de Greenwich tem como designação, a letra Z, que no alfabeto fonético da aviação, corresponde a Zulu ou GMT 0 (zero).

Com o UTC, não importa onde a aeronave esteja na terra ela será coordenada com o horário zulu, com base no meridiano de Greenwich. Da mesma forma, os controladores de tráfego aéreo irão trabalhar sempre tendo como base o horário UTC.

Isso também auxilia os aeronautas no planejamento de voos baseados nos horários locais de partida e destino e informações meteorológicas da rota.

Para definir a hora legal (hora oficial determinada pelo governo), basta somar ou reduzir a quantidade de fusos.

O fuso horário de Brasília, é a letra P ou GMT – 3, o que significa que devem ser subtraídas 3 horas em relação ao horário de Greenwich. Então, 13:00Z é o mesmo que 10:00HLE.

Tudo no hemisfério ocidental será mais cedo, e tudo no lado oriental será mais tarde que Greenwich.

Curtiu e quer continuar por dentro de tudo o que rola na aviação? Acompanhe o nosso blog e redes sociais! 💙🌍✈️

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81