Plano de voo: como como preencher

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sabe o que é um plano de voo e sua importância? 🤔

💡 PARA SABER: O plano de voo é um documento específico e essencial para garantir a seguraça do voo; nele contém informações relacionadas ao voo planejado de uma aeronave e a rota a ser percorrida que, em seguida, devem ser fornecidas aos órgãos que prestam serviços de tráfego aéreo (Air Traffic Service – ATS).

Existem três tipos de planos de voo:

  • plano de voo completo;
  • plano de voo simplificado, ou notificação de voo;
  • e plano de voo repetitivo.

Ainda, um plano de voo somente será aceito pelo órgão ATS se ele estiver dentro das normas exigidas pelos regulamentos, para o tipo de voo que será realizado.

Para apresentar o plano de voo ao órgão ATS responsável, usa-se normalmente o aplicativo FPL-BR (disponível para android e iOS), ou o site do SIGMA DECEA, ambos bem intuitivos de se utilizar.

Pode-se também passar por telefone o plano de voo; entrando em contato com as salas de serviço de informação aeronáutcio (Aeronautical Information Service – AIS) de aeródromos que os recebem.

Porém, sempre recomendamos aos alunos que eles façam a impressão dos formulários de plano de voo simplificado ou completo, visando fazer um briefing antes de passá-lo aos órgãos oficiais!

Além do mais, é de extrema importância que um plano de voo seja apresentado e revisado, para que seja garantido a segurança no distanciamento entre aeronaves em Espaços Aéreos Controlados, assim, prevenindo os riscos de acidentes.

Sobre a apresentação do plano de voo, ele deve ser feito com, pelo menos, 45 minutos de antecedência da EOBT, ou hora estimada de calços fora. Por exemplo, se a EOBT é para as 1300Z (Zulu Horário Zona), deve-se apresentar o plano até as 1215Z.

E mais, o plano de voo é válido até 45 minutos após a EOBT. Se ocorrer suspensão regulamentar das operações do aeródromo de decolagem, o prazo deve ser considerado a partir da hora de restabelecimento das operações.

No caso de haver cancelamentos, modificações e atrasos relativos a um plano de voo apresentado, devem ser notificados por aplicativo, site ou telefone até 35 minutos antes da EOBT.

❗Todas as mudanças significativas no plano de voo devem ser comunicados aos órgãos ATS responsáveis.

E, por fim, somente pilotos e despachantes operacionais de voo podem preencher e assinar um plano de voo.

Agora que já vimos algumas informações sobre o plano de voo, assista abaixo uma aula em que o professor Igor Sell, Instrutor de Voo do Aeroclube Juiz de Fora, orienta como deve ser feito o preenchimento de Plano de Voo. ✍️

Essa é uma das sequências de aulas que são transmitidas, ao vivo, pelo YouTube toda quarta-feira, às 16h.

Acesse o link e cadastre-se: 🔗https://aeroclubejf.gpages.com.br/lp-aulas-ao-vivo/

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81