Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O voo solo é uma das fases mais aguardadas no curso de aviação civil, nele o aluno é o único operador e está sozinho no comando de uma aeronave em voo. Incrível, não é?

No curso de Piloto Privado, o voo solo geralmente ocorre entre a 15ª a 20ª hora de voo, e, isso só ocorre após a certificação que o aluno-piloto pode decolar e pousar um avião sozinho, sem nenhum auxílio do INVA – Instrutor de Voo Avião.

Por essa razão, antes de voo solo, temos o que chamamos de pré-solo. Momento em que o estudante irá se adequar ao voo, se adaptando com a movimentação da aeronave, rotinas operacionais, fraseologia aeronáutica básica e treinamentos de  manobras, até que tenha um mínimo de aproveitamento para se aproximar do solo com estabilidade, já compreendendo os fenômenos aerodinâmicos da aeronave e sabendo como reagir a elas.

O que considerar neste momento?

  • averiguar as manobras anteriormente ao voo;
  • sanar as dúvidas no briefing com o instrutor;
  • possuir um caderno de anotações pessoais;
  • iniciar a compor o seu próprio debriefing com mentalidade crítica);
  • entender, admitir e operar com as críticas.

Feito isso, o próximo passo é a avaliação prática, realizada na aeronave utilizada nas aulas de instrução), nela, o aluno precisa ser aprovado, a partir da verificação das seguintes capacidades, como: 

  • reconhecimento de perda de potência ou falha de motor a partir da alteração da vibração e das informações dos instrumentos;
  • reconhecimento de aproximação do estol por vibração aerodinâmica e indicadores visuais; e
  • reconhecimento de emergências com um trem de pouso retrátil pela observação das luzes de trem de pouso (se aplicável). (fonte: RBAC nº 6, EMENDA nº 13)

Gostou deste artigo e está preparado para iniciar a sua formação como piloto? Conheça o Aeroclube de Juiz de Fora e saiba como dar esse importante passo.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81