Preciso de faculdade para ser piloto?

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Formação técnica ou superior? Ao iniciar na aviação, você pode se deparar com esses dois caminhos e ficar em dúvida em qual seguir para se formar como piloto.

Assim como muitas profissões, não é um pré-requisito a obtenção de um diploma para ser piloto, pois as certificações são reguladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e não pelo MEC, logo a formação pode ser feita por uma escola credenciada pela ANAC.

As principais diferenças são o tempo de duração e finalidade.

O curso superior em Ciências Aeronáuticas tem duração de 3 a 4 anos e prepara pilotos que desejam seguir carreira na aviação civil.

Quem faz o curso superior pode optar por três principais caminhos de carreira: pilotagem de aeronaves, gestão aeroportuária e manutenção de aeronaves.

O Aeroclube de Juiz de Fora se tornou também um polo universitário, através de uma parceria com a instituição de ensino superior UniGuairacá. É oferecido dois cursos de Ciências Aeronáuticas, o primeiro com habilitação de Piloto de Linha Aérea, e o segundo com habilitação em Gestão de Aviação Civil.

O diferencial da faculdade é o aprofundamento dos conteúdos, proporcionando uma maior segurança e compreensão com as disciplinas, como segurança de voo e aeroportuária. Além disso, é incluído na matriz curricular as matérias exigidas pela ANAC. Porém, na formação superior, as horas de voo não estão inclusas. 

A grande vantagem de fazer uma faculdade em aviação civil é que as companhias aéreas podem exigir menos horas de voo para profissionais graduados. 

A formação superior não é uma exigência atualmente para contração, a formação técnica com as devidas habilitações (privado e comercial) são suficientes para se candidatar.

Portanto, se você tem disponibilidade e recursos financeiros para a formação superior, invista!

Do contrário, foque em uma excelente formação técnica em aviação civil.

O curso técnico tem a duração média de 2 a 3 anos, e é focado na formação do piloto de avião, somente. A formação se dá com os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial.

A formação se inicia com um curso teórico preparatório para a banca ANAC de Piloto Privado. Há a possibilidade de estudar o conteúdo exigido pela banca sem o curso preparatório, mas, se você quer se destacar e se colocar a frente, antes mesmo das aulas práticas, logo, a sua formação é iniciada na preparação para a banca.

O Aeroclube de Juiz de Fora elaborou um modelo ideal para aqueles que procuram otimizar o tempo e obter o repertório, a motivação e a segurança para superar os desafios e estar 100% preparado para a banca da ANAC de Piloto Privado.

Além do mais, é disponibilizado ao aluno o acesso a um conteúdo complementar, necessário para a sua formação, como: segurança de voo, direito aeronáutico, física aeronáutica e inglês técnico. É importante pensar nessa etapa como parte de uma formação completa.

Realizada a banca, a próxima etapa é obter o certificado médico aeronáutico (CMA), que nada mais é do que um checkup, usado para certificar suas aptidões psicofísicas, para exercerem suas funções a bordo de aeronaves.

Com a licença e o CMA em mãos, o próximo passo é iniciar as aulas de voo do Piloto Privado Avião. Concluída esta etapa, você estará habilitado para fazer voos visuais, portanto, em condições não favoráveis de tempo você não está autorizado a voar, além disso, com o piloto privado, você ainda não pode exercer atividade remunerada.

Para iniciar as aulas práticas do Piloto Comercial, para, de fato, se profissionalizar nessa área, o processo será o mesmo.

Chegamos ao fim, e como pode ter visto, não é necessário a formação superior para ser piloto de aeronaves.

Qual a opção mais interessante para você? Formação superior ou técnica? Nós podemos te ajudar!

Para saber mais, entre em contato com o nosso time e venha voar com a gente!

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81