Prova ICAO: Saiba a importância de fazer

Escola de aviação
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O assunto da vez é sobre o ICAO – International Civil Aviation Organization, a certificação que comprova que o aviador tem a habilidade necessária para se comunicar e compreender todo o vocabulário técnico aeronáutico na língua inglesa. 

ICAO

A ICAO é o símbolo da “Organização Internacional da Aviação Civil”, cuja sede se localiza na cidade de Montreal, no Canadá. Trata-se de uma agência especializada das Nações Unidas, criada em 1944, com o objetivo principal de desenvolver os princípios e técnicas de navegação aérea internacional, favorecendo a segurança e o desenvolvimento dos serviços aéreos em geral.

Essencial para qualquer piloto que pretende trabalhar na aviação comercial ou executiva, o certificado de ICAO é concedido após a realização de uma prova, a qual o candidato será avaliado em uma escala de 1 a 6, sendo que o nível máximo, no Brasil, é o nível 5; já o nível 4 é o mínimo operacional aceitável para o piloto utilizar esse certificado no mercado de trabalho. Porém, claro, quanto maior o nível, melhor! 😉

Até na aviação, o inglês costuma ser temido pelos pilotos em formação. Mas, calma, você já passou (ou vai passar) pelo CMA, banca, primeira hora de voo, preparação do voo solo, os famosos TGL’s no horário de almoço, já levou uma bronca no debriefing, ou, ainda, já ficou chateado por ter o voo cancelado devido à meteorologia; assim, com certeza você já sabe dos obstáculos para ter as carteiras de piloto. 

E, mesmo assim, não desistiu, pois sabia que tudo isso fazia parte da sua trajetória na formação e que iria contribuir para o seu aperfeiçoamento durante os treinamentos de voo.

Hoje, o inglês é indispensável e é uma exigência básica de qualquer bom emprego, especialmente em companhias aéreas. Assim, não dá para correr o risco de  perder a vaga dos sonhos porque não tem domínio sobre os termos técnicos em inglês!

E, olha, a boa notícia é que a prova ICAO não precisa ser realizada no início da formação. Logo, você tem um bom tempo para treinar e praticar a língua inglesa; precisando apenas ficar atento que, diferentemente do inglês falado no dia a dia, o inglês técnico tem a peculiaridade de levar em consideração as situações específicas que o profissional passa no ambiente de trabalho.

Onde cursar inglês técnico para pilotos?

Assim que você ingressa em uma escola de aviação, o inglês técnico já começa a fazer parte do seu dia a dia. Mas para se aprofundar na língua estrangeira e atingir o nível avançado na certificação da ICAO, é necessário estudar ainda mais.

Esse tipo de curso costuma ser oferecido em algumas escolas de aviação ou empresas especializadas. Por isso, vale a pena conhecer a parceria entre o Aeroclube de Juiz de Fora e a Pilots Fluency, uma empresa com foco em Inglês Aeronáutico, pioneira no Brasil, em cursos preparatórios para a prova de ICAO.

Quer iniciar a sua formação como piloto e se preparar para um futuro promissor? Conheça os cursos oferecidos pelo Aeroclube de Juiz de Fora e peça um orçamento.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81