Qual o significado das “faixas de pedestres” em um aeródromo?

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Já reparou nas listras, parecidas com as “faixas de pedestres”, nas pistas dos aeroportos e ficou se perguntando qual seria o significado delas? 🤔

Por vezes, essas listras até passam despercebidas, porém, assim como no trânsito comum do dia a dia, na aviação, todas as marcas e números têm finalidades específicas e são essenciais para a organização e a localização das aeronaves.

Ainda, sem essa sinalização, o cotidiano nos aeródromos seria bem caótico. Mesmo que todas as informações e orientações estejam contidas nas cartas de voo, essa sinalização é mais uma forma de nortear a equipe de pilotagem!

Sendo assim, no texto de hoje iremos saber sobre o significado das faixas na cabeceira da pista e qual a sua  importância para as decolagens e os pousos dos aviões.

Marcas na cabeceira

As listras localizadas na cabeceira, dispostas simetricamente em relação a linha de eixo da pista, são utilizadas para demarcar a cabeceira, orientar os pilotos sobre a largura da pista, tendo como referência o número de listras; e, também, é partir desse trecho que o avião inicia a corrida para decolar.

Com isso, as listras indicam a largura da pista, ou seja, quanto mais listras, maior a largura da pista. Seguindo esta regra:

Além do mais, é importante também levar em consideração a existência da chamada cabeceira deslocada, geralmente indicada por setas na pista. Nesse caso, o ponto de pouso não está no início da pista, mas após as setas. 

A cabeceira normalmente é deslocada quando há construções ou obstáculos próximos à cabeceira da pista que venham a impedir a realização do ângulo normal de planeio.

Quer saber mais sobre o universo da aviação? Confira mais conteúdo aeronáutico em nosso Blog ! E, para mais informação sobre a formação como piloto, fale com o nosso time do Aeroclube Juiz de Fora.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81