Saiba qual a função das luzes externas de um avião

Convalidação ANAC
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ao observar um avião durante o tráfego aéreo, você pode até já ter se perguntado sobre o que seria e qual a função das luzes externas de um avião, não é? Eu mesmo, antes de iniciar na aviação, tinha curiosidade em saber qual a função dessas luzes.

E, hoje, nós vamos saber mais sobre isso! Vamos lá! 😉

As luzes externas de um avião comercial têm funções diferentes e são divididas em três categorias: luzes de navegação, luzes anticolisão e luzes acessórias. E servem, principalmente, para sinalizar a aeronave (especialmente à noite) e para auxiliar o piloto, como exemplo, durante o pouso e a decolagem.

Luzes de navegação

As luzes de navegação são uma sinalização padronizada e utilizadas no mundo todo, na aviação comercial. Elas ficam instaladas na ponta das asas e na cauda, tendo como objetivo mostrar o sentido do avião e devendo ser utilizada sempre em período noturno e diurno; por padrão sempre no lado esquerdo virá uma luz vermelha e do lado direito uma luz verde, além do uso de uma luz branca na parte mais afastada da cauda.

Luzes anticolisão

Como o próprio nome já sugere, as luzes anticolisão são utilizadas justamente para esse fim; e há duas luzes com esta função: a Beacon e o Strobe.

A beacon fica localizada nas partes inferior e superior da aeronave, com cor vermelha, e, também indica que uma aeronave está pronta para acionar os motores ou efetuar o push-back (ser rebocado por veículo até um ponto de táxi), assim, ela sinaliza que os motores do avião estão em funcionamento. 

Já o strobe, tem como principal característica a luminescência branca  e forte, piscando como um flash de uma câmera; assim, ele exclusivamente tem a função de anticolisão . Geralmente, o strobe fica posicionado na ponta de cada uma das asas, junto às luzes de navegação, e na cauda.

Luzes acessórias

Nesta categoria, enquadram-se as luzes de auxílio ao táxi, pouso e decolagem e, em alguns casos as luzes de logotipos de empresas comerciais.

Agora, me conta, fez sentido para você o porquê dos aviões utilizarem as luzes externas? 😉

Espero que sim, mas, conte com o nosso time para tirar todas as suas dúvidas sobre a aviação civil! 

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81