A aviação é uma área fascinante! E, com certeza, as pessoas que são formadas como piloto ou sonham em comandar uma aeronave irão concordar comigo nisso.
E, o melhor, as oportunidades na aviação civil são muitas, o campo de atuação é bem amplo, há possibilidades de trabalhos em companhias aéreas, táxi aéreo, aviação agrícola, piloto lançador de paraquedistas, aviação executiva e etc.
A profissão de piloto de avião tem diversas vantagens, como: viajar o mundo, ficar em bons hotéis, receber um salário bem interessante, e o principal, poder trabalhar com o que você ama!
A Aviação Executiva, por exemplo, é uma área que emprega muitos pilotos pelo país e pelo mundo.
No texto de hoje iremos ver como funciona e quais aeronaves são utilizadas nessa área.
Aviação Executiva
Aviação executiva trata-se de um segmento da aviação formado por pessoas ou empresas que possuem suas próprias aeronaves a fim de atender a demanda de seus voos privados (particular), em diferentes rotas daquelas utilizadas pela aviação regular.
É comum encontrar aviões de pequeno porte, como jatos e turbo-hélice, para realizar o transporte aéreo. Para pilotar aeronaves a jato, serão necessários treinamentos específicos em simuladores que reproduzem o cockpit das aeronaves mais modernas.
O Aeroclube de Juiz de Fora oferece o curso de Jet Training, ideal para pilotos de avião que já concluíram a formação profissional e possuem experiência em voos por instrumentos.
Durante o treinamento o piloto de avião receberá uma noção básica sobre o equipamento B737-800 NG, performance da aeronave, noções sobre aeronaves a jato, operação normal e anormal, gerenciamento de cabine, CRM (Crew Resource Management), atitudes e decisões em caso de panes e rotina operacional de uma empresa aérea, desenvolvido no simulador de voo fixo.
Para se tornar piloto de aviação executiva, é fundamental que se tenha as licenças de PCA (Piloto Comercial Avião) e IFR (Curso de Voo por Instrumentos).
Conheça os cursos do Aeroclube de Juiz de Fora e inicie a carreira como aeronauta!