Você quer voar antes da banca ANAC de PP?

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Obviamente, a resposta para essa pergunta seria positiva, afirmando que: “claro, você quer voar antes da banca!”

Sabemos que deseja começar logo as aulas de voo. Afinal, será por essa razão que você se matriculará (ou já se matriculou) no curso prático de Piloto Privado de Avião.

E, se ainda não iniciou esse processo, a ideia de estudar e se preparar para o exame teórico (durante 3 a 4 meses), faz com que você prolongue cada vez mais a sua formação, o que não é interessante.

Como aprendemos?

Nós, no geral, aprendemos por meio da exposição ou experimentação. Sendo que, o ensino por meio da exposição é muito importante; porém, a aprendizagem, por intermédio da experimentação é mais eficaz.

Logo, aliar o conhecimento teórico com o prático contribui bastante para uma maior retenção de informações.

Conheça a carga horária para a prática de voo do ACJF (42 horas de voo – excluído o cheque):

  • Introdução ao voo – 2h;
  • O Controle da aeronave – 2h;
  • A coordenação de altitude e potência – 4h;
  • Treinamentos de manobras e aproximações – 8h;
  • Procedimentos avançados de emergência – 4h;
  • Treinamento de voo noturno – 3h;
  • Treinamento de voo solo – 6h;
  • Procedimentos de navegação – 12h;
  • Avaliação para voo de cheque (endosso) – 1h;
  • Avaliação final de curso – mínimo de 02 horas / máximo de 03 horas (não incluso na carga horária do treinamento).

Até a 20ª hora de voo, da grade do curso de Piloto Privado Avião, o aluno piloto recebe instrução de manobras e procedimentos (em duplo comando).

Além disso, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC nº 61, EMENDA nº13) estabelece como pré-requisito que: o aluno precisa ter a aprovação do exame teórico da ANAC – referente à licença de piloto privadopara operar uma aeronave em voo solo.

Sendo dessa forma, sim, é possível que você inicie parte das aulas práticas sem estar com a licença de Piloto Privado.

Prós e contras de voar antes da banca de PP

Agora, você já sabe que há a possibilidade de ser feita as aulas práticas antes do exame teórico da ANAC. Vejamos se isso será benéfico ou não para você.

Pontos positivos:

  • Oportuniza o aprendizado;
  • Colabora com o empenho em estudar;
  • Adiantamento de horas para o voo solo (o aluno poderá fazer até 55% da carga horária do curso – *recomendação de, no máximo, 2 horas de aula por dia);
  • Ambientação com o curso e a aeronave.

Pontos negativos:

  • Não tem a permissão para operar uma aeronave, em voo solo;
  • Limitação de horas de voo;
  • Tem grandes chances de o foco ser direcionado apenas para as aulas práticas (A partir da 20ª – 25ª aula de voo, a frequência passa a ser maior. É necessário uma certa constância próximo a fase de voos solos);
  • A proficiência é prejudicada (deve-se à interrupção do treinamento para ser realizada a prova teórica da ANAC).

Por fim, mesmo sabendo dessas informações, ainda tem vontade de voar antes da banca?

Aconselhamos que faça até 20h de voo, sem perder de vista o foco para o exame teórico, pois, sem a licença da ANAC, você não estará autorizado a fazer voo solos.

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