Voo de Cheque: Piloto Privado Avião

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Já imaginou chegar no aeroporto, entrar na aeronave, e, ao invés de ir para o seu assento, sentar na cadeira do comandante? É de fazer os olhos brilharem, né?! 🤩

No texto de hoje, iremos ver como funciona o voo de cheque, uma etapa muito importante na formação do piloto. 

Essa etapa, assim como todas as fases de instrução do seu curso de Piloto Privado Avião, irá te aproximar cada vez mais da realização deste sonho, senhor comandante!

💭 Sobre o voo de cheque: trata-se de uma avaliação que ocorre ao final do período de aulas práticas, isso, quando o aluno já foi aprovado em todas as missões da grade. 

Essa avaliação deve seguir os critérios estabelecidos pela ANAC, e tem por finalidade a aquisição da licença de Piloto Privado de Avião – PPA e do Certificado de Habilitação Técnica – CHT. Para tanto, é preciso que seja feito um preparo técnico e emocional para isso!

O voo de examinação é habitualmente orientado por um piloto-inspetor da ANAC, ou por um examinador credenciado, como no caso do Aeroclube de Juiz de Fora.

Neste voo serão observados suas habilidades na teoria e na prática de técnicas e procedimentos, na intimidade com a aeronave, do exercício organizacional e realização de aeronavegabilidade em regras visuais.

No voo de cheque, você precisará executar – como piloto em comando de aeronave da categoria em que é solicitada a licença – sua aptidão para cumprir os procedimentos e manobras relativo à disciplina de voo referente, juntamente um nível de cultura favorável às atribuições que a habilitação de PPA concede ao futuro piloto privado, para:

  • Reconhecer e gerenciar ameaças e erros;
  • Operar a aeronave incorporado de suas limitações de emprego;
  • Executar todas as manobras com serenidade e precisão;
  • Revelar benévolo parecer e capacidade de pilotagem;
  • Aplicar os conhecimentos aeronáuticos; e
  • Manter comando da aeronave entre o tempo do voo completo, de maneira que nunca ocorram dúvidas quanto ao sucesso de qualquer processo ou manobra.

Fonte: RBAC nº 61, EMENDA nº 13.

Ao fim do voo de cheque, geralmente, o checador faz comentários pertinentes ao que foi assistido na avaliação, para, então, dar a sua consideração final. Estando aprovado, ele encaminhará a sua ficha preenchida para a ANAC, que dará continuidade e conclusão ao processo.

Veja o que o piloto privado, Vittor Vieira, compartilhou sobre o seu voo de cheque:

Curtiu? Venha fazer parte do mundo da aviação conosco, entre em contato com uma de nossas especialistas e decole com a gente!

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Talvez, você também goste:
Busca por tags:

Deixe um comentário

Categorias

 

Posts em destaque

Como me tornar um piloto profissional?

Arquivo do blog

 

Galeria de fotos

aerobuero
aeroclube
Aeroclube_Aviões (171)
aeroclube_slider_7
aeroclube_81