SGSO

Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, cuja sigla é SGSO, consiste em um padrão seguido por toda a aviação mundial. Esse sistema enfatiza a gestão da segurança como um processo fundamental que deve ser considerado de forma equiparada a outros sistemas de uma gestão empresarial.

Com base nas informações do site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os processos de um SGSO a serem considerados são:

  • Reporte de Eventos de Segurança Operacional (ESO) – processo de aquisição de dados e informações da segurança operacional.
  • Identificação de perigos: conjunto de ações voltadas para identificar perigos relacionados a organização.
  • Gerenciamento de riscos: processo padronizado para avaliação e definição de medidas de controle de riscos.
  • Medição de desempenho: ferramentas gerenciais definidas para avaliar se os objetivos de segurança operacional da organização estão sendo atingidos.
  • Garantia da Segurança Operacional: conjunto de atividades voltadas para padronização da prestação do serviço conforme critérios estabelecidos de desempenho.

Com base nesse padrão de segurança nas operações de aviação civil, o Aeroclube de Juiz de Fora procura proporcionar aos seus alunos o máximo de conhecimento e habilitação sobre o tema. Confira abaixo os últimos eventos realizados na instituição. Vale ressaltar que a busca por capacitação é constante e sempre é oferecida aos corpos discente e docente do Aeroclube.